-
Arquitetos: Ravnikar Potokar, Strehovec arhitekt
- Área: 400 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Virginia Vrecl
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Beaver Center (Centro de Conservação da Natureza de Sotla) destina-se à pesquisa científica do ambiente natural ao longo do rio Sotla para apresentação a nômades ecoturistas.
Ele está localizado próximo à fronteira entre a Eslovênia e a Croácia, ao longo do lago seco Vonarsko ou Sotelsko, que se tornou uma reserva natural única. A arquitetura segue a topografia natural que declina da estrada em direção à depressão do lago seco e ao canal do rio ativo. A fachada longitudinal oriental inclina-se contra a plataforma de entrada em terraço, de modo que o edifício levita parcialmente sobre a encosta.
O conceito funcional baseia-se no tema da "pesqusa ecoeducativa e estação turística", com plataformas transitórias com escada central - uma torre e miradouro circular na cobertura. A partir do corredor circular aberto se dá o acesso a quatro seções do programa: ponto de informações e terraço do café, escritório com varanda, sala de conferências com gabinete e terraço, centro de exposições temáticas. Ao visitante é, portanto, oferecido conteúdo educacional e uma experiência espacial abstrata meditativa ou dinâmica. Aberturas e vidraças estão sequenciando as vistas de espaços abertos e fechados. Os terraços são mais profundos ao sul devido ao sombreamento.
A construção acima das fundações é de madeira. A arquitetura de madeira em camadas, mas compacta, com uma fachada texturizada ritmada, interpreta a arquitetura vernácula e se relaciona com a paisagem cultural e natural. Por outro lado, este "pavilhão-contêiner de madeira" é colocado na paisagem de acordo com o princípio de uma "barreira de tela estendida", que também incorpora a ideia de "observação objetiva da Natureza".